trabalhar com os olhos no amanhã para garantir os nossos recursos no futuro

Notícias

1º Encontro da Reciclagem Automotiva no Brasil movimenta cerca de meio milhão de reais

Evento realizado pela ABCAR teve 248 lotes de veículos leiloados para os 300 empresários participantes do evento
A ABCAR (Associação Brasileira de Reciclagem Automotiva), realizou neste fim de semana (entre os dias 1 e 3/06) o 1º Reclicaauto, encontro inédito no país voltado a desmontagem automotiva. Em seu primeiro dia foi realizado um leilão, organizado pela Líder Leilões, com 248 veículos arrematados, que movimentou cerca de meio milhão de reais em negociações.

O evento teve a exposição de empresas com soluções voltadas ao setor, como ferramentas e equipamentos para cortar latarias de carros a bateria, facilitando o trabalho de desmontagem, assim como serviços de guincho e prensagem de um veículo inteiro, em poucos minutos, assim como equipamentos para retirada de resíduos, softwares de gestão, entre outros.

Segundo Julio Luchesi, presidente da ABCAR, o encontro mostrou a nova cara do setor de desmontes, que antes vivia na informalidade e hoje é cada vez mais profissionalizado. "O evento ofereceu oportunidade de crescimento, atualização e valorização de quem trabalha há muito tempo neste ramo. Além disso, mostrou o seu potencial de crescimento, que atinge apenas 8% do mercado movimentando 2 bilhões por ano em São Paulo, tendo previsão de dobrar este valor no período de dois anos", diz.

Outra novidade anunciada é a parceria entre a ABCAR e o IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), em que será lançado um curso de capacitação e aprimoramento para os profissionais de desmanches que queiram se especializar em desmontagem veicular. Será produzido em uma plataforma MOOC (Curso Online Aberto e Massivo) de forma a tender todas as regiões do Brasil.

Dentre as apresentações que ocorreram também teve destaque a experiência de duas mulheres, mãe e Filha, Daniela Mazzotti e Gabriela de Paula, que têm o seu próprio desmanche, Konsumo Peças. A apresentação mostrou a inserção feminina no mercado de autopeças, inclusive no processo de desmontagem de veículos, além das experiências positivas e negativas em vendas no mercado on-line.

No último dia, o encontro saiu do Hotel Santo Agostinho, em Bragança Paulista e migrou com os participantes para Carapicuíba, onde foi possível ver o maior desmanche da América Latina, o Auto Shop Dois Irmãos, e conhecer os processos de desmontagem de veículos, qualificação de peças, estoque informatizado, funcionários capacitados e a separação de materiais e resíduos.

Conheça o setor de desmanches

- O mercado americano de reciclagem automotiva é o 9º colocado no PIB americano que em 2016 vendeu 31 bilhões de dólares em peças usadas. E em 2017 com técnicas de vendas voltadas para o mercado eletrônico aumentou em 10 bilhões de dólares ao ano, alcançando 41 bilhões de dólares.

- O mercado paulista de reciclagem automotiva movimenta 2 bilhões por ano, tendo previsão de dobrar este valor no período de 2 anos.

- Em janeiro de 2014 a Lei dos Desmanches passou a vigorar em São Paulo, pioneiro na regulamentação e que mais tarde influenciou a Lei Federal 129777/2014.

- Os empresários que se legalizaram têm que se cadastrarem no site do Detran-SP e podem arrematar veículos vendidos como sucata ou destinados à reciclagem nos leilões promovidos pelo órgão. São exigidas notas fiscais de entrada e saída dos itens, com indicação dos compradores e vendedores.

- Algumas mudanças estruturais e ambientais também passaram a ser exigidas, como instalações e equipamentos que permitam a remoção e manipulação, de forma criteriosa dos materiais com potencial lesivo ao meio ambiente, tais como fluidos, gases, baterias e catalisadores; piso 100% impermeável nas áreas de descontaminação e desmontagem do veículo, bem como na de estoque de partes e peças; e área de descontaminação isolada, contendo caixa separadora de água e óleo, bem como canaletas de contenção de fluidos;

- Segundo a Secretária de Segurança Pública do Estado de São Paulo houve uma queda de 25,1% nos roubos e furtos de veículos de janeiro a abril de 2017 em relação a igual período de 2014, ano em que a lei entrou em vigor e em 33% no primeiro trimestre em 2018.

ABCAR – Associação Brasileira de Reciclagem Automotiva. A ABCAR informa e assessora os desmanches, ajuda na regulamentação e documentação. Além de ser um centro de informações sobre as novas portarias do Detran e a legislação. Está representando o setor desde 2013 e, hoje está com mais de 300 associados, coleciona conquistas e méritos diante da profissionalização do setor reciclagem automotiva, além de orientar na abertura e regulamentação de novas empresas.

Autor/Fonte*: Segs

COMPARTILHE: