trabalhar com os olhos no amanhã para garantir os nossos recursos no futuro

Notícias

Veículos movidos a diesel são mais nocivos à saúde e poluem sete vezes mais o meio ambiente

Uma pesquisa realizada na Universidade da Califórnia informa que veículos movidos por este combustível são um dos fatores responsáveis pela poluição no país (chegando a aproximadamente 80%).
Uma pesquisa realizada na Universidade da Califórnia em Berkeley informa que, em grande parte do país, o diesel é responsável por 80% da emissão das partículas de aerossóis orgânicos secundários (AOS), que são nocivas à saúde humana. Foi o primeiro estudo a comparar a produção dessa partícula na atmosfera proveniente de veículos  movidos a gasolina e diesel.
Responsáveis por  90% de danos causados à saúde humana, os AOS são formados na atmosfera por meio de gases emitidos por veículos automotores, esse gás também ajuda no agravamento do aquecimento global, além de possuírem um efeito (a longo prazo) semelhante ao do cigarro.
Em 2012, a Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer (International Agency for Research on Cancer), que tem ligação com a ONU, já havia classificado cancerígenas para humanos as emissões de motores a diesel. 
No Brasil, foram realizados estudos e experimentos para identificar emissões de aerossóis secundários nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Esses experimentos foram semelhantes aos realizados nos Estados Unidos e foram feitos por professores da USP juntamente com profissionais da PUC-RJ e da Petrobrás. 
Alguns desses estudos revelam que, em São Paulo ocorrem cerca de quatro mil (4.000) mortes precoces decorrentes de doenças causadas por aerossóis primários e secundários,  portanto trata-se de um assunto de saúde publica. Recentemente o Brasil lançou normas que visam reduzir a quantidade dessas substancias lançadas ao ar, porém a adoção de combustíveis mais "limpos" ainda pode demorar anos para ser adotada.

Autor/Fonte*: ecycle

COMPARTILHE:
Notícias mais recentes:
 
Veja por período