trabalhar com os olhos no amanhã para garantir os nossos recursos no futuro

Notícias

Reciclagem de Pneus

Como funciona o processo de reciclagem de um pneu?

O processo de reciclagem de pneus consiste em um primeiro momento na separação das substancias que o compõem e posterior tratamento dessas substancias para uso específico.

Os pneus maiores, como por exemplo de caminhões precisam ser inicialmente triturados separadamente. Após essa primeira fase, os pneus de automóveis e veículos, podem ser adicionados aos pneus de caminhões triturados para passar pelo processo de granulação. Após isso, os metais são extraídos por exemplo com o uso de um equipamento conhecido como separador magnético. Retirado os metais, as empresas possuem formas diferentes para retirar os tecidos da mistura, restando finalmente somente o composto da borracha.

Após a separação, cada substância é aproveitado por uma indústria específica. O aço é encaminhado para a industria siderúrgica e a borracha, em maior quantidade pode receber diversos fins como ser usada na fabricação de pisos de quadras de esporte, solas de calcados, isolamento para telhados e paredes na construção civil, indústria de asfalto ou mesmo para a fabricação de novos pneus. Através de processos de decomposição térmica também é possível obter óleos e fuligem.

Autor/Fonte*: Portal Resíduos Sólidos

COMPARTILHE:
Notícias mais recentes:
 
Veja por período